English Spain Français Deustsch Italiano Japan Russia Korea
Get this Widget by inWEBblog

Uma CAIXA DE BUSCA simples e poderosa!

janeiro 30, 2009 Comente este artigo!
Já postei aqui sobre uma CAIXA DE BUSCA ELEGANTE, onde a dica (Pesquisar neste blog) é autolimpante: ao clicar-se dentro da caixa ela desaparece e, ao clicar-se fora ela torna a aparecer. Mas, recentemente, fuçando no Blogger in Draft, descobri esta nova pesquisa, implementada recentemente, e achei-a tão interessante que passei a usá-la neste blog.

Ela faz a pesquisa desejada, automaticamente, (e exibe o resultado!) numa ordem interessante. Vamos ver como é?

Antes, lembre-se de fazer um backup de seu template!

Aproveite e faça um teste na minha caixa de busca com o termo "Tachado", por exemplo e veja o resultado! Ele é exibido conforme a figura no topo deste post e abaixo indicado:


1. Este blog (o seu blog),
2. Link daqui (Links de seu blog para outros endereços),
3. Linkbar (Sua lista de blogsl) e, por fim,
4. A Web.
E nada mais fácil do que implantá-la em seu blog, em 1 único e simples passo. Vamos conferir:

Passo único: No Painel de seu blog, vá em LAYOUT > Elementos de Página > Adicionar um Gadget. Na aba que será mostrada, sua velha companheira, escolha Caixa de Busca e SALVAR.

Pronto! Fácil, não?!...

Edit: O texto riscado é um "update" do Autor. Uma vez que a caixa de busca em referencia, em função da mudança de template, foi retirada. Permanece valendo todas as outras informações!



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...

Porque Blogar é preciso!...

janeiro 22, 2009 Comente este artigo!
Não tenho, e nem teria, a pretensão de esgotar todos os assuntos, dicas, truques e recursos que podemos utilizar na blogosfera, em qualquer plataforma, aqui neste blog. Até mesmo porque este blog é dedicado, inteiramente, à plataforma Blogger/Blogspot!

Mas, aqui, você encontrará dicas que me foram muito úteis ao iniciar-me no mundo blogueiro.

É, este blog, também e principalmente, um atendimento ao pedido de um grande amigo, Ary Sacramento, que há tempos insiste para que eu o ajude a desenvolver seu blog que, pelo projeto e por sua abnegação, sei, será de extrema utilidade!

Então, Ary, mãos à obra! Vamos criar seu blog, agora.

Enjoy, amigo!


Este blog é dedicado a pessoas que (Como eu, um dia!) penam para ensaiar o seu primeiro blog. Ele contém dicas diversas e numa linguagem simples, que lhes permitirão, em poucos passos, tornarem-se, ao menos, principiantes blogueiros!



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...

Inserir Texto riscado ou Tachado

janeiro 21, 2009 Comente este artigo!: 1
Um efeito simples, mas interessante, o texto tachado riscado consiste meramente em apor-se um risco traço sobre o texto, em seu sentido horizontal, como você está vendo neste texto post.

Este efeito é muito útil quando se quer dar a impressão de mudança de idéia ou correção, por exemplo, ou ainda em casos de indicativos de promoções, do tipo de R$ 12,00 por R$ 9,90.

Fazer isto é muito fácil. Quer saber como?

Para tanto basta utilizar a Tag <strike></strike> (ou simplesmente <s></s>), assim:

<s>Escreva seu texto AQUI, dentro da Tag!</ s>

Seu texto será apresentado desta forma:

Escreva seu texto AQUI, dentro da Tag!

Mas se você já usa o Blogger in Draft, este processo ficou agora mais fácil ainda. Basta você marcar o texto que quer tachar e clicar em “Tachado”, no seu editor de posts, representado pelo ícone ABC.

Pronto! Fácil, não?!...



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...

Inserindo Caixa de Texto em posts, no seu blog

janeiro 20, 2009 Comente este artigo!: 10
Muitas vezes precisamos inserir textos puros em nossos posts. Quer para passarmos códigos HTML/JAVASCRITPS ou outros motivos quaisquer. Uma maneira prática de fazer isso é o que veremos, agora, neste post.

Para inserir uma caixa de texto em uma postagem no seu blog, use a tag <TEXTAREA>, conforme você verá a seguir.

Façamos um pequeno teste, para ver a tag funcionando:

<textarea style="COLOR: rgb(0,0,0); BACKGROUND-COLOR: #ffffff" rows="2" cols="57">ESCREVA AQUI O TEXTO QUE VOCÊ QUER QUE APAREÇA NA CAIXA DE TEXTO. NOTE QUE EM rows="?" VOCÊ ALTERA A ALTURA DA CAIXA DE TEXTO E EM cols="?" VOCÊ ALTERA A LARGURA DESTA! ISSO PODE SER MUITO ÚTIL, QUANDO VOCÊ QUER MOSTRAR TEXTO PURO, SEM FORMATAÇÕES E SEM INTERPRETAÇÕES DE HTML EM SUAS POSTAGENS!</textarea>

No exemplo acima, o texto será apresentado desta forma:



Use a Barra de Rolagem lateral e note que aparece na caixa de texto, sem nenhuma formação (negrito e itálico), todo o texto compreendido entre cols="57"> e </textarea> que é o fechamento da tag!

Pronto! Fácil, não?!...



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...

Primeiros passos: Como criar um blog, grátis!

Comente este artigo!

Blogger/Blogspot - A melhor plataforma para blogs, atualmente!

Se você chegou até este post é porque está interessado em Criar um Blog, claro! Mas como diria o Jack (o Extripador, lembra?), vamos por partes. Primeiro saiba que um blog não é nenhum bicho de 7 cabeças. Um blog, na verdade, nada mais é do que um site de fácil utilização, onde você pode escrever (Postar) sobre quaisquer assuntos, fazer um diário, guardar e exibir suas fotos, enfim, fazer o que você quiser!

E sem editar uma linha sequer de código HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) que é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores como Internet Explorer, Ópera, Mozilla Fire Fox, para citar apenas alguns.

Aqui você aprenderá, em poucos passos, a Criar, Administrar e Rentabilizar um Blog, na plataforma Blogger/Blogspot, na minha opinião a melhor e mais popular plataforma para blogs, e que, melhor ainda, é inteiramente grátis!

Gostou?!... Então, calma. Em poucos instantes você estará apto a tornar-se um principiante blogueiro e a falar para o mundo inteiro.

Passo 1: Acesse a página principal do Blogger, clicando aqui. Você chegará à página que vê abaixo. Para começar a criar seu blog imediatamente clique em Criar Blog (1) ou, se preferir, Faça um Tour (2), antes, para familiarizar-se com o que é um blog e suas utilizações.


Passo 2: Você, agora, será instado a Criar uma conta no Google. Preencha os campos (todos são obrigatórios) e clique em CONTINUAR, conforme indicado na imagem abaixo (1). Se você já tem uma conta no Google (como Gmail, Grupos do Google ou Orkut), acesse-a primeiro (2), e siga as instruções da tela que se abrirá a seguir, abaixo demonstrada, em qualquer dos casos.


Passo 3: É hora de dar nome aos bois! Se você ainda não sabe qual nome quer dar a seu blog, faça uma pequena pausa e PENSE. Lembre-se que o nome de seu blog é muito importante. É por ele que você será reconhecido e acessado na WEB. O ideal (mas não obrigatório!) é que o nome de seu blog (1) seja igual ao seu endereço URL (2) (URL, de Uniform Resource Locator), em português Localizador de Recursos Universal, que é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora, uma página WEB etc.), disponível em uma rede, seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma Intranet.


Note que no campo 2 você poderá Verificar a disponibilidade de seu URL. Estando tudo OK, clique em CONTINUAR (3)!

Passo 4: Agora, escolha um modelo (Template ou "modelo de documento" é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação; Por exemplo: conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final). Use a barra de rolagem lateral (1) e defina o modelo que mais se ajuste ao seu estilo e dos assuntos que tratará no seu blog. Depois, clique em CONTINUAR (2).


(Note, também, que depois você poderá Alterar o Modelo de seu Blog ou criar um modelo personalizado, mas por enquanto - lembra do Jack? - vamos por partes!)

Ready! Prêt! Está pronto! Agora é só clicar em COMEÇAR A USAR O BLOG (1) e fazer o seu primeiro post, que é como se chamam os artigos que você escreve em seu blog.


Pronto! Fácil, não?!...

Mas relaxe, que seu primeiro post será tratado em Primeiro Post - Part I!

Edit - Jan, 26, 2009 - Meus internéticos leitores e o Grande G que desculpem, mas, por problemas em minha máquina, este post teve que ser reescrito.


GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.

Continue Lendo...

Caixa de Busca Elegante

janeiro 15, 2009 Comente este artigo!: 1
Todo blog (ou site) que se preze tem que ter uma Caixa de Busca - como a que você vê na imagem mais abaixo, para facilitar o acesso de seu visitante às informações mais relevantes e de seu (dele) interesse.

Este recurso simples, mas EXTREMAMENTE ÚTIL E ELEGANTE, pode ser implementado, facilmente, em apenas três (3) passos, no seu blog.

Vamos a eles, sem mais delongas!


Passo 1: No PAINEL de edições de seu blog, vá em LAYOUT - (Elementos de Página) - ADICIONAR GADGET, na sua Sidebar (Barra Lateral). Clique e aparecerá uma outra janela (ADICIONAR GADGET). Escolha HTML/Java Script.

Passo 2: Copie e cole o código da caixa de texto abaixo, na caixa que se abriu. Não coloque título.

<script type="text/javascript"> function clickclear(thisfield, defaulttext) { if (thisfield.value == defaulttext) { thisfield.value = ""; } } function clickrecall(thisfield, defaulttext) { if (thisfield.value == "") { thisfield.value = defaulttext; } } </script><br /> <center><form id="searchthis" action="/search" style="margin:0;padding:0;display:inline;" method="get"><input onclick="clickclear(this, 'Pesquisar no blog')" value="Pesquisar no blog" type="text" id="search-box" onblur="clickrecall(this,'Pesquisar no blog')" style="color: #999;" size="20" name="q"/> <input id="search-btn" value="Ok" type="submit"/></form><br/><span style="font-size: 80%">Widget by <a href="http://inwebblog.blogspot.com/">inWEBblog</a></span><br /> </center>

Passo 3: Salve e, ao retornar ao PAINEL, já será possível ver sua Caixa de Busca, com dica auto-limpante (Ao clicar para pesquisar a dica desaparece, ao clicar fora a dica reaparece)!

Pronto! Fácil, não?!...

Créditos desta dica para o blog Usuário Compulsivo, que vale a pena visitar.



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...

Capitulação | Drop Caps

Comente este artigo!: 3
O efeito de Capitulação (Drop Caps, no inglês) consiste em fazer com que o parágrafo de texto circunde a primeira letra deste, como você pode ver no início deste post.

É um recurso muito utilizado em livros, jornais e revistas e que dará a seu texto um belo aspecto visual.

Este efeito é conseguido, facilmente, em apenas 5 passos, conforme mostraremos a seguir!

Passo 1: Antes (E SEMPRE!) de alterar seu template, vá a LAYOUT > EDITAR HTML > BAIXAR MODELO COMPLETO e faça um backup, caso você queira, depois, reverter este procedimento.

Passo 2. Em EDITAR HTML, localize (Para isso, use Ctrl + F) o seguinte código:

]]></b:skin>

Passo 3: Logo ACIMA (ANTES) dele, cole o código mostrado abaixo:

/* ---( drop caps )--- */
.dropcaps { float:left; color: #000000; font-size:100px; line-height:80px; padding-top:1px; padding-right:5px; }

Note que o código em vermelho indica a cor da letra capitular. O azul, o tamanho desta e o verde o distanciamento na altura. Estes códigos poderão ser alterados conforme seu gosto e o layout de seu template.)

Passo 4: Salve seu template.

Agora, é só digitar, no início de cada postagem, no modo Editar HTML, o código abaixo:

<span class="dropcaps">C1</span>C2

(Onde C1 é a primeira letra de seu texto, que, se iniciado por um artigo poderá ter um espaço antes de C2, que é a continuação do mesmo).

Passo 5: Para automatizar este último procedimento, para não ter que repeti-lo a cada post, basta ir a CONFIGURAÇÕES > FORMATAÇÃO > MODELO DE POSTAGENS, colocar este código lá e SALVAR CONFIGURAÇÕES. Assim, toda vez que você for iniciar uma postagem este código já será exibido, daí é só editá-lo e fazer seu post.

Pronto! Fácil, não?!...



GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!
Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.


Continue Lendo...