English Spain Français Deustsch Italiano Japan Russia Korea
Get this Widget by inWEBblog

Primeiros passos: Como criar um blog, grátis!


Blogger/Blogspot - A melhor plataforma para blogs, atualmente!

Se você chegou até este post é porque está interessado em Criar um Blog, claro! Mas como diria o Jack (o Extripador, lembra?), vamos por partes. Primeiro saiba que um blog não é nenhum bicho de 7 cabeças. Um blog, na verdade, nada mais é do que um site de fácil utilização, onde você pode escrever (Postar) sobre quaisquer assuntos, fazer um diário, guardar e exibir suas fotos, enfim, fazer o que você quiser!

E sem editar uma linha sequer de código HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) que é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores como Internet Explorer, Ópera, Mozilla Fire Fox, para citar apenas alguns.

Aqui você aprenderá, em poucos passos, a Criar, Administrar e Rentabilizar um Blog, na plataforma Blogger/Blogspot, na minha opinião a melhor e mais popular plataforma para blogs, e que, melhor ainda, é inteiramente grátis!

Gostou?!... Então, calma. Em poucos instantes você estará apto a tornar-se um principiante blogueiro e a falar para o mundo inteiro.

Passo 1: Acesse a página principal do Blogger, clicando aqui. Você chegará à página que vê abaixo. Para começar a criar seu blog imediatamente clique em Criar Blog (1) ou, se preferir, Faça um Tour (2), antes, para familiarizar-se com o que é um blog e suas utilizações.


Passo 2: Você, agora, será instado a Criar uma conta no Google. Preencha os campos (todos são obrigatórios) e clique em CONTINUAR, conforme indicado na imagem abaixo (1). Se você já tem uma conta no Google (como Gmail, Grupos do Google ou Orkut), acesse-a primeiro (2), e siga as instruções da tela que se abrirá a seguir, abaixo demonstrada, em qualquer dos casos.


Passo 3: É hora de dar nome aos bois! Se você ainda não sabe qual nome quer dar a seu blog, faça uma pequena pausa e PENSE. Lembre-se que o nome de seu blog é muito importante. É por ele que você será reconhecido e acessado na WEB. O ideal (mas não obrigatório!) é que o nome de seu blog (1) seja igual ao seu endereço URL (2) (URL, de Uniform Resource Locator), em português Localizador de Recursos Universal, que é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora, uma página WEB etc.), disponível em uma rede, seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma Intranet.


Note que no campo 2 você poderá Verificar a disponibilidade de seu URL. Estando tudo OK, clique em CONTINUAR (3)!

Passo 4: Agora, escolha um modelo (Template ou "modelo de documento" é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação; Por exemplo: conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final). Use a barra de rolagem lateral (1) e defina o modelo que mais se ajuste ao seu estilo e dos assuntos que tratará no seu blog. Depois, clique em CONTINUAR (2).


(Note, também, que depois você poderá Alterar o Modelo de seu Blog ou criar um modelo personalizado, mas por enquanto - lembra do Jack? - vamos por partes!)

Ready! Prêt! Está pronto! Agora é só clicar em COMEÇAR A USAR O BLOG (1) e fazer o seu primeiro post, que é como se chamam os artigos que você escreve em seu blog.


Pronto! Fácil, não?!...

Mas relaxe, que seu primeiro post será tratado em Primeiro Post - Part I!

Edit - Jan, 26, 2009 - Meus internéticos leitores e o Grande G que desculpem, mas, por problemas em minha máquina, este post teve que ser reescrito.


GOSTOU DESTE ARTIGO? ENTÃO ASSINE O RSS FEEDS DO BLOG. É GRÁTIS!Ficaria, também, muito honrado com um COMENTÁRIO seu sobre este Post.

Postar um comentário

Comente este artigo!:

Postar um comentário

Em Comentar como: selecione seu perfil (Nome/URL é o mais comum) e fique à vontade para fazer seu comentário. Critique, dê sugestões e, se for o caso, elogie!

Este blog, agora, é "dofollow", assim, os links nos COMENTÁRIOS estão livres de "nofollow"!
-----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES | NOTIFICAÇÕES | AVISOS LEGAIS
-----------------------------------------------------------------------------------
1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog!
2. O Administrador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja!
3. Mensagens com SPAM ou que não tenham relação com o conteúdo do post não serão toleradas.
4. Para maiores detalhes, leia a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e os TERMOS DE USO deste blog!

Obrigado!

Página inicial